terça-feira, 19 de abril de 2016

Bate - Papo - RH – Postura - Confiança








Relatos


-Trabalho tem uns dois anos na empresa, fiz faculdade de gestão de pessoas e logo em seguida a empresa abriu uma vaga para o RH. Eu informei que queria participar da seleção visto que já tenho tempo de empresa e tenho a formação necessária para desempenhar a função, porém não passei no processo e contrataram uma pessoa de fora formada em psicologia, com pouca experiência. O que está acontecendo, por que não me deram oportunidade de crescimento na empresa?

----

-Eu trabalhava na empresa num outro setor e passado uns oito meses, surgiu uma oportunidade incrível pra mim... Era para auxiliar de RH, gostei muito, porém a gerente do RH não me passava as atividades do cargo, eu pedia e ela só me dava papéis para organizar, cópias e coisinhas simples para fazer, nada mais aprofundado. Acabei desanimando e como a relação estava em atrito, era muita desconfiança eu acho, daí acabei pedindo para sair da empresa.

 ----

-Eu já trabalho como auxiliar de RH faz uns três anos e na hora em que a gerente do RH saiu, acreditei que o normal seria me promover e contratar outra auxiliar de RH, visto que já sei fazer algumas atividades e conheço tudo da empresa. Mas para minha surpresa contrataram uma pessoa de fora para gerente de RH e eu permaneci no cargo super desanimada com a falta de reconhecimento da empresa.





------

Importância:

Imagina que você é o diretor da empresa e precisa de um RH.
Está procurando alguém no qual se sinta a vontade para falar a respeito de algumas questões internas e até mesmo alguém que o auxilie na tomada de decisões difíceis quanto a permanência ou não de um colaborador por exemplo.

Sendo assim, pergunto?

Obs: Todas essas pessoas trabalham na empresa e estão dentro do perfil de conhecimento e possuem alguma das habilidades necessárias, porém:

-Está sempre envolvido em brigas entre colaboradores.
-Gosta de espalhar as notícias internas (seja boa ou ruim) pela empresa.
-Trata mal quem não gosta.
-Não se dá bem com a diretoria ou a liderança, prefere se manter distante.
-Discute por qualquer coisa.
-Vive querendo saber de assuntos alheios ao seu interesse.

Pronto, agora decida quem dessas pessoas você promove?

Provavelmente vai me dizer assim:

Não, melhor procurar alguém de fora...
Embora tenham conhecimento já sabemos que não dá de confiar devido ao comportamento que já demonstraram.
Seria até mais fácil promover alguém que já conheço, mas com esse comportamento não.

------


No site Wikipédia, encontrei algumas definições interessantes:

Confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém. Quanto mais informações sobre quem necessitamos confiar, melhor formamos um conceito positivo sobre a pessoa.


O grau de confiança entre duas pessoas ou mais, é determinado pela capacidade que elas têm de prever o comportamento uma da outra,
Tem como base experiências passadas que formam um padrão esperado, valores compartilhados percebidos como compatíveis.

------

Reflexão:


- Como você passa confiança para as pessoas ao seu redor?

-Qual é o seu comportamento na empresa?



Até mais,



~ Claudia Camargo ~


Nenhum comentário:

Postar um comentário